Sobre o GELP-COLIN

Um diálogo comum: "Nossa, aquele homem tem sede por conhecimento!" "É verdade, já seu irmão não pensa nisso. Seu apetite é por investimentos". Aparentemente banal, essa conversa pode não denotar nada para o ouvido mais descuidado. Mas não para os pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Linguagem e Pensamento (GELP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Porque nós falamos como falamos e como a gente entende o que o outro está dizendo são questões que o Grupo aborda em suas pesquisas.

Com o objetivo de investigar o funcionamento da cognição humana, a partir de resultados obtidos na área das Ciências Cognitivas, o Grupo busca compreender a relação entre linguagem e pensamento. Criado em 2000, fruto de uma parceria entre as pesquisadoras Ana Cristina Macedo, docente do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, e Paula Lenz, docente também de Letras, da Universidade Estadual do Ceará, o GELP é subdividido em Grupo de Estudos sobre Cognição e Metáfora (COMETA), na UECE, e Grupo de Estudos sobre Cognição e Linguagem (COLIN), na UFC. Seus estudos teóricos são aplicados nas áreas de Psicolinguística (estudo das conexões entre linguagem e mente), Semântica Cognitiva e Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem de Línguas.

Objetivo Principal

Investigar o funcionamento da cognição humana a partir de resultados obtidos por pesquisas na área das Ciências Cognitivas.
questões levantadas pela Lingüística Cognitiva

Grupos envolvidos

COMETA – Grupo de Estudos sobre Cognição e Metáfora (UECE)
Coordenadora: Paula Lenz Costa Lima